domingo, 27 de junho de 2010

Foto-Report - Caminhos Avis 2010 - 182kms - 3JUL10

Depois de 6 anos a Conquistar Avis desde de Almada por varias vertentes, em 2010 a escolha devido a alguns factores, recaiu pela vertente sul. O factor mais importante da escolha foi de facto o ISOLAMENTO.
O isolamento durante horas, provoca sensações únicas. Provoca aquele sensação de estar longe de tudo e de todos e que és autenticamente engolido pela natureza virgem.
Sabia que pela Vertente Sul os trilhos de terra solta era inevitáveis. Mas os Caminhos de Avis sempre foram uma conquista e por isso os obstáculos que nos aparecem pelo caminho são para eliminar.
Depois de dois anos em que a taxa de participação foi grande, em 2010, o grupo foi mais reduzido, mas muito homogéneo.
O dia de inicio estava fresco, mas à medida que íamos para o interior o calor começou a gritar e acabou por ser um dia muito, muito quente.
Partimos de Almada às 7H15m. Antes de chegar ao Casal do Marco, já o pneu do Pepe tinha estoirado. É o problema da conversões. Depois de ser colocada câmara de ar, tudo ficou resolvido.
No Casal do Marco, a equipa eupedalo.com entrou e o grupo e com o Serrano a ir buscar um participante à estação de comboio, o grupo ficou completo.
Penso que éramos 13 ou 14. Mas que no Pinhal Novo ficou com menos 3 participantes (já estava programado em voltarei mais cedo).
Até Pegões não existem muitas historias. O corpo está fresco. Os trilhos são conhecidos para muitos.
Ainda iam todos com um grande sorriso nos lábios.
A primeira paragem foi em Craveira do Sul.
Com 70 kms estávamos todos bem. Até ali os trilhos eram muito, muito rolantes e a media era de 23 km/h
A partir da Craveira do Sul é que ia começar a verdadeira aventura.
Os trilhos de Canha são rápidos, mas num ligeiro sobe e desce. Pequenos “bancos” de areia fazia-nos reduzir o andamento, provocando algum desgaste extra.
O calor apertava. Rapidamente acumulávamos km atrás de km e com 93 kms avistamos Cortiçadas, onde iríamos almoçar.
Sandes de Carne assada e um bebida fresca fez esquecer, ou pensar no que virai a seguir.
De Cortiçadas ao Açude do Gameiro era a pior ligação dos Caminhos de AVIS 2010
São 40 kms completamente isolados, com uma temperatura superior a 40º, em trilhos de areia solta, sempre em sobe e desce ligeiro.
BRUTAL
Ali é que senti o isolamento total. Éramos só nós e os trilhos (que eu os acho espectaculares).
A junta da cabeça para alguns já estava no limite, mas continuamos, continuamos. A media era de 20 km/h.
Já nos últimos kms antes de chegarmos a Mora e ao Açude do Gameiro, foi o grito quase final para alguns, mas com a esperança em dar uma mergulho na Praia Fluvial, a motivação foi mais forte do que o cansaço.
O não ter carro de apoio, tem essa vertente espectacular, ou seja, mesmo que estejas todo “roto” e tenhas que fazer mais 1.000 kms, vais ter que os fazer, porque não existe outra maneira de chegares ao teu carro e isso leva-te a conseguires superar-te a ti próprio.
Depois de fazer a Ciclovia e a Ecopista de Mora chegamos à Praia Fluvial. Fomos a banhos. Espectáculo.
Depois de muitas coca-colas, gelados, cachorros e minis, tivemos que partir, para a ligação que foi para alguns fatal ou quase fatal.
Era uma simples ligação até Aldeia Velha de 25 kms, sem muita areia e com trilhos bonitos e bastante ciclaveis. Mas o cansaço já era muito e o grupo partiu.
Em grupo ou individualmente todos entramos em Aldeia Velha. A concentração foi no largo da Aldeia e com direito a Petisco de Chouriços e Minis.
Para um participante foi ali que tudo acabou. O corpo mandou parar e o Cérbero não reagiu. O factor físico derrotou o psicológico.
Para mim ele ficou por lá porque tinha viatura de apoio naquele local. Se não tivesse lá a viatura, teria feito mais 17 kms até a AVIS.
Outros participantes quase, mas quase tiveram a mesma tentação, mas seguiram.
Os 17 kms que ligam Aldeia Velha a AVIS são lindos. O pôr-do-sol dá-lhe outro Brilho. O ritmo baixou muito e fomos todos juntos.
Foi muito agradável aquela ligação.
Pela primeira vez paramos na placa de AVIS e tiramos uma fotografia.
Estavam conquistados os Caminhos de AVIS 2010 com muita determinação e vontade.
O jantar foi magnifico à bordinha da Agua da Barragem do Maranhão.
Foi comer e beber até cair para o lado, na companhia dos Grandes Cavaleiros de Avis e as suas Rainhas, Princesas e Principies.
O plano da dormida foi alterado e quase todos foram dormir ao Aldeia Velha Resort.
Na manhã de domingo, algumas caras apresentavam-se empenadas.
O pequeno Almoço foi em Avis a ver uma prova para o campeonato de Triatlo.
Enquanto uns foram descansar para casa do empeno do dia anterior, outros foram para o OASIS das Galveias desfrutar de uma magnifica piscina com direito a sesta à sombra de palmeiras.
O dia estava a acabar e o fim-de-semana também.
Foram 2 dias felizes da nossas vida e tudo graças a vocês, porque sem vocês não existiriam os Caminhos de Avis.
2 JUL 11 – Caminhos AVIS – Vertente Central



Sem comentários:

Enviar um comentário