segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cronica Troia - Sagres na Versão Elastico

Existe anualmente um peregrinação de todo o tipo de ciclista de Tróia a Sagres. São aqueles que se acham Rectos, Vintage e que foram possuídos pelo espírito nostálgico. Esses são os chamados Palas de Burro, porque não olham para o lado. Todo o que seja mudança faz confusão. Depois existem outros que se então a cagar para a tradição e querem é mostra a sua melhor condição física assim com a bicicleta de ultima geração. Existem outros ainda que não sabem como apareceram ali naquele dia. São aqueles que vão chamar pela mãe milhares de vezes. Nós nem somos uma coisa, nem outra. Não somos ninguem. Todos os parâmetros pedidos para pertencer à família Tróia – Sagres, não se enquadravam em nós. Iríamos fazer só Tróia – Porto Covo – Tróia (não tínhamos logística para ir até Sagres). Levávamos bicicletas que não se enquadra no espírito. Estávamos a cagar para os tempo e mostrar as nossas bikes. Só tínhamos dois objectivos. Deixar alguém aos abutres e curtir ao máximo o grande ajuntamento de pessoas que gostam do mesmo que nós. O resto é tudo uma grande treta. Apanhamos o já mítico primeiro barco em Tróia. 6H45 lá estávamos nós e mais uns milhões. A equipa Endurance Bike Race com a Jersey de Portugal arrancou de imediato quando o barco chegou a Troia. Começaram logo com o jogo do gato e do rato. Quem é o próximo a morrer?. Saímos logo no prego. O Peregrino ficou de imediato para trás. Tinha trazido um mini bicicleta e não aguentou a pressão. Os Três estarolas (JMB, RR e Noddy) começaram a comer quilómetros a rimo bem vivo. O primeiro objectivo era parar no café da Comporta. Do lado contrario passavam centenas de carros com bikes em cima. Era a loucura. Uns para baixo, outros para cima, outros para o lado, outros para o chão. Enquanto estávamos parados no café passara dois grupos enormes. Deu-se o clique e a veia do gato a caçar o rato ficou em pulgas. O objectivo de imediato foi caçar o primeiro grande grupo que tinha passado à 10 minutos. Quando começamos a pedalar um grande grupo apareceu a trás de nós. Pensamos em ir nesse mas a veia estava louca e começamos a ver quem queimava a junta da cabeça mais depressa. Rapidamente começamos a passar muita gente e apanhamos um grupo numeroso e ficamos por lá durante …. 30 segundos. O objectivo era alcançar o outro grupo antes de Sines. A loucura foi tanta que ao fim de alguns quilómetros já estávamos infiltrados nesse grupo. Ainda andamos por lá, mas não dava. Todos tínhamos comido rojões ao pequeno-almoço e aquilo bufava à grande. Em plena auto-estrada até Sines o Rei do Rock meteu uma barra de Feijão Frade e aguentou o grupo durante 10kms a um ritmo a rondar os 38/40 km/h. O homem estava possuído. Quando a gasolina acabou, estava mais magro cinco febras e meia. Com isto tudo deveríamos ter sido uns dos primeiros a chegar a S.Torpes. Às 10h15m já estávamos na Pastelaria do Marques em Porto Covo a beber o belo sumo de laranja. Para nós tinha acabo o Tróia – Sagres de2010. Agora era o Porto-Covo – Almada. Quem é que nos tirava de Porto Covo? Só mesmo ao fim de uma hora e que lá nos fizemos à estrada de novo. Sinceramente é uma seca voltar para trás. Como não tem qualquer objectivo, a sensação é de “O que é que estou aqui a Fazer?” Para cima estava mais fácil. O vento estava pelas costas ajudava. Sem muita historia chegamos a Tróia às 14H35m, com algumas paragens pelo meio. Apanhamos o barco da 15H e chegamos a Setúbal por voltas das 15H30. Como ainda era cedo para ir fazer o Jantar, o JMB, Peregrino e o Noddy, resolveram regressar a csasa de bicicleta. Olé Olé a motivação voltou lá isso é que é. Agora sim, tínhamos um objectivo. Fazer Porto Covo - Casa (algo que nunca tínhamos feito). Com o Noddy a comandar o pelotão lá partimos em direcção à Arrábida. A subida das necessidades fez-se em bom ritmo e depois foi sempre a dar-lhe. Parecia que tínhamos agora começado a andar de bicicleta. O Noddy ficou na sua terra natal, o Peregrino ficou na terra natal da amada e o JMB teve que ainda fazer mais 20 kms até à Feijoca. Foi um belo dia. Com novas ligações e na companhia do maiores Cromos do Endurance em Portugal. Total de 201,6 kms em 7h01m. Um resultado que entrou directamente para o Top 5 (Estrada) da equipa pessoal MariaBolacha Bike Race.